top of page
  • Cayo Vinícius

Porque os ceramistas são tão bons em lidar com falhas


Você já pensou em como os artistas se recuperam quando ocorre um desastre? Como eles lidam com o sentimento de frustração?

Em meados de novembro de 2017, a ceramista Jennie Jieun Lee estava movendo uma escultura de cerâmica de tamanho natural de uma mulher para fora de seu estúdio. A peça, que levou alguns meses para ser criada, estava prestes a ser fotografada antes de estrear em uma feira de arte em Miami. Durante o processo de movimentação, a peça sofreu um solavanco e caiu no chão. Ficou completamente destruída.

Lee tirou uma fotografia dos pedaços quebrados no chão e postou em seu Instagram, marcando o @Ceramic_Casualties - uma conta dedicada especialmente às tais catástrofes cerâmicas, dirigida pela artista Taylor Robenalt-.

O perfil do Ceramic Casualties é cheio de acidentes que vão desde rachaduras e trincas até dramáticas explosões de forno -incidentes “típicos” que são muito familiares para aqueles que passam algum tempo trabalhando com argila. As imagens falam da natureza volátil da argila e da miríade de percalços que podem ocorrer durante o processo de criação, desde a concepção até a queima.

Fica claro que trabalhar com cerâmica requer uma riqueza de conhecimentos, paciência e habilidades laboriosas, mas também a capacidade de lidar com o fracasso e usá-lo para crescer como artista.

"Eu poderia explicar aos meus alunos sobre os problemas que podem acontecer com a argila. Alguns até me escutariam, mas a maioria deles realmente não entenderia até acontecer com eles", diz Robenalt, explicando como ela lançou o Ceramic Casualties enquanto era professora adjunta de cerâmica na Auburn University, no Alabama - EUA. Suas postagens no Instagram permitiram que ela ilustrasse as dezenas de advertências diárias aos alunos iniciantes, além de ser uma maneira de inspirar e mostrar que mesmo os artistas experientes se deparam com problemas.

O que exatamente torna a argila tão volátil? As questões podem surgir nos estágios iniciais, desde a umidade do material até a forma como é amassada e armazenada. Se a argila estiver muito molhada ou muito seca, ela pode entrar em colapso ou desmoronar. Se suas partes estiverem indevidamente ligadas, podem quebrar. Se a peça não estiver seca durante a queima, pode quebrar ou até explodir no forno.

A esmaltação também é notoriamente complicada. Se o esmalte for muito grosso ou muito fino, os resultados desejados não são alcançados. Além disso, as reações químicas entre argila e esmalte podem não ser como esperado, causando bolhas e flocos na superfície da peça. A queima, então, é uma ciência a parte.

Os ceramistas não são apenas desafiados a conquistar avanços de destreza e criatividade, mas também de química. Mesmo quando todos os cuidados foram tomados, ainda há um ‘frio na barriga’ com as surpresas que podem acontecer ao abrir o forno.

"Geralmente um pequeno detalhe que passa despercebido pode inutilizar uma peça inteira", diz o artista Matt Wedel, que cria esculturas maciças de plantas e criaturas paradisíacas. "Há tantas variáveis ​​que sempre faço um check list mental de todo o processo".

As apostas são ainda maiores, acrescenta Wedel, quando se trabalha em larga escala, Quando uma peça gigante quebra, pode danificar o forno e faz com que testar novas ideias se torne particularmente assustador. "A ansiedade que se sinto é como segurar um balão cercado por cactos. Há tantas coisas que podem dar errado".

"Falhas na cerâmica são inevitáveis", concorda Linda López. Ela é conhecida por suas peças pontudas, sempre esmaltadas em cores chamativas. Somente na semana em que foi entrevistada, ela perdeu quase toda uma fornada por rachaduras e pela cor do esmalte não ser a que ela desejava. Das peças que restaram, uma rolou pela mesa e caiu no chão espatifando-se. Com seus inúmeros colegas ceramistas ela aprendeu a superar essas falhas e seguir em frente: "Você respira profundamente, pega os fragmentos e começa de novo", diz ela.

Apesar de sua natureza “volátil”, os ceramistas concordam que as oportunidades oferecidas pela argila - e a capacidade de criar quase qualquer objeto imaginável - superam sua bagagem. "Eu continuo trabalhando em argila porque as falhas acontecerão, não importa o meio", diz Lopez. "Na verdade, as falhas acontecem o tempo todo - eu mesma sempre queimo o arroz - então com a argila só estou aprendendo a aceitar e tentar novamente".

"Há tanta emoção na abertura de uma forno depois que suas peças foram queimadas", explica Wedel. "As obras têm a palavra final sobre quem você é como artista e, por isso, sempre queremos atingir nosso objetivo. No caso da cerâmica, o processo pode ser muito cansativo até chegarmos ao material que realmente queremos. Outros tipos de artistas não lidam pacientemente com tantas adversidades”.


1.262 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page